You are hereBlogs / PY1ZV-0's blog / FIELD DAY 11/03/2012 foi um sucesso!!

FIELD DAY 11/03/2012 foi um sucesso!!


PorPY1ZV-0 - Enviado em 12 March 2012

Conforme anunciado aqui no site do RIO DX GROUP  ( http://www.riodxgroup.com/noticias/field-day-em-itaipava-apoio-e-participa-o-do-rio-dx-group ) acotneceu neste domingo o evento FIELD DAY em Petropoliscom a apresntação para a população de um pouco do radioamadorísmo brasileiro.

 

Tivemos prestigiando o evento varios radioamdores de Petropolis, Teresópolis, Grande Rio e de MG, que nos brindaram com a sua visita e amizade, trocando experiências e deixando ainda mais vivo o radioamdorismo.

Como atrações além da popular Eletroca que como sempre é muito concorrida pelos radioamadores, onde tradicionalmente nos traz  uma ótima opção para se desfazer de um equipamento que está em desuso ou adquirir algo para implementar a estação.

Umas das curiosidades foi a  montagem no local de uma estação Repetidora pelo PY1WZ Valério, para demostração do funcionamento básico e controle remoto da mesma, pois muitos colegas radioamadores inclusive desconhecem o que é uma estação repetidora e como o funcionamento é muito simples, além de atrair os curiosos para a engenhoca

A estação móvel montada pelo Humberto PY1TTN,  em seu Fiat Uno tem a possibilidade de funcionamento em todas as bandas de HF e ainda 50, 144 e 432 Mhz, utilizando um equipemento Yaesu FT 857D e antenas Stell Bras e comet, o que gerou grande repercussão de tão esmerada a montagem e acabamento e claro ótima qualidade operacional.

Aconteceu a primeira transmissão em ESSB (HI-FI) ao Ar LIvre, essa modalidade do radioamadorismo que normalmente e feita em condições de ambiente controlado devido as dificuldades de ajustes e possibilidades de interferência,  teve no FIELD DAY , seu dia de liberdade  e fazendo História, com total sucesso não só de públicono stand como na banda de 40m, na mesma estacão aconteceu operações de  CW na banda o que demostra como podemos ser ecléticos e liberais.

 

A participação no evento do RIO DX GROUP veio em grande estilo , com nada mais nada menos que a estreia operacional do DXTRUCK, aonde nele foi montado o stand com videos das operaçoes e dxpedições promovidas pelo Rio Dx Group e seus membros, como  PT1R - Ilha Rasa, ZY0T Ilha da Trindade e ainda em VHF ZW1TT Pico das Hortências, ZW1C  Pico do Couto e PT1M - Pico das Agulhas Negras, e ainda os videos da montagem da estação de contestes PR1T com as participações no CQWW.

Uma estaçao remota foi instalada e operada por visitantes pela rede WI-FI do Parque Municipal de Petrópolis, esta estação constou no local somente de um notebook  e um fone de Ouvido, usando o programa N1MM e ARCP da Kenwood para operar desde o Parque remotado a estação de PY1ZV que estava a 5 KM do local do evento,  foram feitos vários contatos demostrativos entre a estação remoto e a estação fisica do DX Truck assim dando a real ideia de retardo e operacionabildiade da estação.

Dividindo a mesa de operações do DXTRUCK com a estação remotada,  estava um FT 450 alimentado pela bateria do veículo  e totalmente auto-sustentavel operacionalmente, com possibilidade de operar nas bandas de 10, 15 e 20m em uma antena tribanda da Mosley modelo TA-33, a montagem e desmontagem do DXTRUCK foi uma das vedetes do evnto pois com um mastro rebativel e com possibilidade de giro de 270 graus , a montagem do sistema irradiante acontece no chão com toda a seguraça e tranquilidade e somente depois é elevada pelo mastro escamotiavel, este sistema ainda em protótipo, funcionou perfeitamente , e o evento teste comprovou sua eficiência, sendo a montagem e desmontagem acontecendo em pouquyissimo tempo  que viabiliza a operação em campo com a chegada e retirada rapida aproveitando ao máximo da operação, e abre um leque enorme para outros tipos de atividades como Dxpedições, participação em contestes, operaçoes em locais isolados e em situações de emergencia, esse Know-How pode e gerará grandes frutos para o radioamadorismo.

Esta estação foi responsável pela operação oficial do evento que teve o Indicativo de PY1TR como Host pois infelizmente o indicativo especial PR1P que foi solicitado,  caiu em exigência e não foi liberado até a sexta-feira 17hs, assim a PY1TR  foi o utilizado na estação principal que teve seu apice na operação do Soni PY1NX operando em alto nivel e velocidade, de maneira manual em CW como o modo e estremamente prático e veloz, chamando aanção dos visitantes os contatos com a Europa , a cada pais contactado os visitantes não radioamadores ficavam incrédulos.

Bom assim com muita pluralidade radioamadorística , muita amizade e companheirismo aconteceu o FIELD DAY em Itaipava no Parque de Exposição de Petropolis, o objetivo principal que era demostrar o que é o radioamadorismo, como funciona e o que se pode fazer com ele foi plenamente atingido, pois o movimento dos curiosos populares foi intenso pelos stands, e sempre com os visitantes saindo surpresos com tudo o que envolve o radioamadorismo e tudo que dele se pode retirar.

Esperamos que em breve possamos repetir a dose e assim contribuir com um pouco de cada um de nós, esperamos estar levando um exemplo para quem tem vontade de fazer algo mais pelo radioamadorismo, e nada melhor que se divertir fazendo o que gosta , como gosta e atraindo novos adeptos para seu meio.

 

73's

Fábio

Em anexo um video com as fotos do evento retiras pelo PY1AZ Carlinhos.

PY1ZV

 

 

 

 

video: 

Our society goes further fast and now you don't have to complete your academic writing tasks and should just buy essays online.

Excelente atividade. Estou aqui a imaginar todo este congraçamento em torno desse objetivo. Sabemos do trabalhão para deixar tudo pronto para operar. Entretanto é gratificante. Ademais é muito gostoso ver o Rio novamente com este entusiasmo. Parabéns a cada integrante. 73 de Paulo PV8DX

Parabéns amigo Fábio , mais uma vez deixando um grande marco em Petrópolis .
Ser Rádioamador não é so falar no rádio tem que ter acima de tudo carinho e respeito e humildade e rádio frequência no sangue .. E Isso você faz muito bem .. Hahahahahaha ... Espero que essa iniciativa sirva de exemplo para todos nós radioamadores , que essa chama nunca se apague .. Que Deus possa abençoá-lo a você e sua família , dando muita saúde e paz .. Um abraço amigo junto chegaremos lá !
Py1AZ Carlinhos 73

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

Quem está online

No momento há 1 usuário e 28 visitantes online.

Novos usuários do site

  • PU1LMN
  • PU1YTB
  • pu1vkg
  • PY4ME
  • PU1LAS

Divulgar

Conteúdo sindicalizado