You are hereBlogs / PY6PRS's blog / TELEFONES SEM FIO DE LONGO ALCANCE – ALERTA GERAL

TELEFONES SEM FIO DE LONGO ALCANCE – ALERTA GERAL


PorPY6PRS - Enviado em 16 January 2008

Torna-se necessário um alerta a toda a nossa comunidade sobre o uso desses telefones adquiridos, em geral, via contrabando e que têm se generalizado muito rapidamente em nosso meio. Trata-se do casamento perfeito e sonhado por nós brasileiros: ter sempre mais pagando sempre menos, massagear o nosso ego deixando-nos com a impressão de que somos mais espertos que nossos vizinhos, mais sabidos que os fiscais, que seremos sempre os donos da cocada preta e, em fim, que sempre faremos valer, a nosso favor, a Lei de Gerson.

Ocorre que nem sempre é assim, sendo que no caso desses telefones de longo alcance o tiro sai pela culatra. E que culatra...

Estes aparelhos de alta tecnologia são excelentes e poderia se acrescentar que seriam uma mão na roda, melhores ainda, muito mais excelentes para todo o mundo caso ficassem restritos aos seus países de origem ou fossem fabricados para a América Latina, dentro dos padrões mundiais que regem as Leis das Telecomunicações. Mas não é assim que está funcionando...

Existe uma entidade mundial que congrega as organizações de todos os países para regimentar, legalizar e aplicar as leis internacionais das telecomunicações. Essa entidade é a IARU. Se assim não fosse o mundo seria uma bagunça. Porem a CHINA e outros países antes de linha duríssima de conduta, não assinam os acordos internacionais de telecomunicações e impõe ao mundo produtos que obedecem ao seu regime interno próprio e que ainda caminha de encontro ao resto do mundo.

Neste caso entra em cena estes famigerados telefones. As Leis Internacionais de Telecomunicações, às quais Brasil é signatário, regem que dentro às faixas destinadas à transmissão e recepção na banda de 2 metros (VHF) a freqüência de 144 MHz até 148 MHz, em todo o mundo, é destinada a uso exclusivo e restrito dos radioamadores; portanto, apenas 4 MHz disponível dentro de toda a faixa. Ao contrário, a CHINA deixa apenas de 144 MHz até 145 MHz para os seus radioamadores; portanto, 1 MHz. É aí que começa o problema... A partir de 146 MHz ela começa a fabricar estes telefones que para lá já é faixa comercial e para nós não, pois para uso comercial e outros temos, e o resto do mundo também, de 88 MHz a 108 MHz para FM comercial, vai subindo para aviação, aeroportos, pula para acima dos 148 MHz onde entram empresas públicas (EMBASA, COELBA, POLÍCIAS, qualquer empresa que se cadastre na ANATEL, empresas de segurança, etc) e sobe até 999 MHz ou mais onde encontramos faixa legal de transmissão para os telefones celulares e sem fio comerciais, isso já alcançando a faixa de 1 GHz para cima.

Qual o problema então? Ficou curioso você que tem um desses? Pois então puxe uma cadeira para não cair sentado. Esses telefones tem uma base que é um rádio transmissor de boa potência e que, como disse, está transmitindo dentro da faixa de 2 metros (VHF) destinadas aos radioamadores de todo o mundo. Então, caro amigo todas as suas conversas estão sendo escutadas por radioamadores independente da vontade de cada um. Legal não...? E melhor é quando o seu telefone está em cima de uma freqüência de repetidora como é o caso da 145.310 MHz que está linkada à repetidora 147.270 MHz, a primeira em Conceição do Coité e a segunda em Conceição da Feira cobrindo mais de 80 cidades da Bahia e Sergipe inclusive Salvador e Aracajú. Temos ainda a repetidora 146.730 MHz na Serra da Jibóia, a repetidora 146.970 MHz em Feira de Santana e outras. Que legal não...? Pois é, caro amigo... E não venha dizer que não falei de flores... Escutamos suas conversas de alcovas, seus planos empresariais, as conversas de suas esposas, filhos, parentes e amigos. Já tivemos a oportunidade de saber diariamente quantos veículos um comerciante do ramo comercializava... já acompanhamos o desenrolar do namoro do filho da empregada doméstica com a filha da patroa... sabemos o desempenho de alunos que não estão bem na escola, de operações comerciais bem e mal sucedidas, sabemos quantas cabeças de gado são vendidas por dia em sua fazenda e também sabemos quem compra, ...etc...etc...etc. De coisas de alcovas (hi... hi...). Lembram-se dos fiscais citados lá em cima que tentamos enganar...? Não é fantástico...? Atirou no que viu e acertou o que não viu, hein...?

Pois bem, nós radioamadores não temos interesses nestes assuntos nem gostamos ou queremos escutar essas conversas. Vivemos caçando estes equipamentos através de pesquisas para saber a quem pertencem e, até o momento, todos que encontramos e informamos esta situação ao proprietário este tem se desfeito dos mesmos pois QUEM OS VENDE NÃO INFORMA QUE ISTO OCORRE. NÃO INFORMA A CAMISA DE SETE VARAS QUE ESTÁ LHE EMPURRANDO. São capazes de dizer que é estória e que estão tentando prejudicá-los...

Para complicar a situação e proteger os incautos resolvemos trazer a publico estes problemas. Nada obstante esta situação, que não interessa a ninguém, fica o alerta para os usuários de tais telefones que estas interferências caracterizam-se como crime grave, classificado como INVASÃO E INTERFERÊNCIA EM FREQUÊNCIAS DE RÁDIOTRANSMISSÃO LEGALMENTE INSTITUÍDAS. O que dá multa de até R$ 10.000,00 contra o infrator. A ninguém é dado o direito de alegar desconhecer a LEI.

Assim, fica o nosso alerta. Quem fiscaliza o uso destes equipamentos e aplica a legislação vigente sobre o assunto é a ANATEL. O uso indevido e indiscriminado pode levar o usuário à prisão e ainda a sofrer acusação de sonegação fiscal. Acreditamos que dessa forma estamos cumprindo um de nossos preceitos que é prestar serviços à comunidade na qual estamos inseridos e colocar as nossas experiências a serviço de todos. Lembrem-se: não são os radioamadores que interferem nesses telefones, esses sim, estão interferindo na faixa de amadores.

PY6PRS
Paulo Rebouças da Silva
Feira de Santana (BA), 05/05/2004
py6prs@terra.com.br

Otro riesgo que corren los usuarios de dichos teléfonos es que uno que tenga un equipo de 220 Mhz le utilice la línea haciendo llamadas como internacionales, eróticas, esoterícas, etc que tienen un alto costo. En Asunción - Paraguay, un colega radioaficionado ya usó esas líneas telefónicas por el cual los usuarios de esos teléfonos no tuvieron otra opción que desaparecer.

Vcs sabem informar no que as seguintes faixas de frequência interferem?

De 268.00 - 269.98 Mhz e

De 398.00 - 399.98 Mhz.

Gostaria desta informação porque tenho o mesmo problema que o ANÔNIMO relatou, sendo que na minha região celular simplesmente não funciona. Como me foi oferecido um aparelho destes de longo alcance que opera nas faixas acima, gostaria de saber se não corro o risco de interferir na faixa de algum outro serviço.

Grato por qualquer informação.

Meus amigos, Vc´s devem morar acredito na cidade onde há todo conforto ou defendem alguma companhia de celular, o homem do campo está cada vez mais isolado, e ninguém faz nada pra nos ajudar, pra muita gente nós somos "meia dúzia", aqui por exemplo a gente pegava bem o celular TDMA da TIM, hoje eles tão boicotando, diminuiram a potência das torres, não tô conseguindo mandar mensagens de texto e nem recebe-las.Já reclamei na Anatel, abrir vários protcolos, mas contra os grandes eles não fazem nada.Essa tecnologia GSM não pega bem nem na cidade no campo praticamente é sem seviço!Então a única é a utilização desses telefones sem fio longo alcance, q podem fazer a diferença entre a vida e a morte, pra pessoas chamarem uma ambulância no caso de doenças ou a polícia no caso de violência ou roubos, já aqui nem telefone fixo se tem, banda larga, internet é um sonho distante!Se os senhores não sabem os primeiros telefones monocanais já são existem há mais de 30 anos, e eram muito caros, ficando acessível apenas a grandes fazendeiros, esses sem fio são a única solução viável ao homem do campo, já as operadoras celular só querem atender área urbana pois pra eles só interessa o lucro.Mas de repente Vc´s que ficam brincando no rádio amador também prefiram ser contra a comunicação entre as pessoas se comunicarem no campo, nós precisamos de pessoas q apresentem solução e q não fiquem só criticando as alternativas q são o único meio da gente se falar no campo!Desculpe eu tô estressado e vou ter de comprar um desses telefones, tenho comércio e preciso de um telefone para fazer os contatos com clientes e fornecedores, já que o celular TDMA não pega mais, e o GSM (nova tecnologia) é um lixo que não funciona por aqui.Apenas gostaria de puder sobreviver pq dependo de um telefone, e as operadoras já entrei em contato e eles dizem q não tem obrigação de atender a zona rural!Então antes de dar pau nesses sem fio, os senhores pensem em que V´cs estão prejudicando, com certeza o homem do campo!Mostrem soluções viáveis ao invés de serem contra as alternativas viáveis!De repente querem acabar com os agricultores e pecuaristas ou querem q nós sejamos "homens da caverna"!

Very good post, thanks a lot.

Caro "Anônimo"

Lamento muito a condição do Homem do campo, pecuaristas etc e tal, vocês são sem dúvida umas das molas que movem o pais e devem sim ter uma atenção dos órgãos setoriais para o desenvolvimento de sua atividade para continuarem a produção e o trabalho que movimentam boa parte da economia do pais.
Entendo seu stress para com a dificuldade de adquirir um produto de qualidade para lhe auxiliar em sua comunicação com seus fornecedores etc e tal, mais lhe informo em tom de assessoria esta opção que você julga ser a sua solução, além de se completamente ILEGAL, em pouco tempo verá que também não é funcional, haverá interferências de estações LEGALMENTE constituídas por exemplo os RADIOAMADORES que voce simplesmente menosprezou dizendo que brincamos de radioamador, primeiro meu caro "ANÔNIMO" voce deveria se informar um pouco mais sobre o trabalho do RADIOAMADORÍSMO no mundo, e verá que de brincadeira não tem nada, fomos nós RADIOAMADORES que desenvolvemos a maioria das tecnologias que voce utiliza e pensa em utilizar, como por exemplo este telefone ILEGAL DE LONGA DISTÂNCIA, que utiliza as o modo de repetição em "CROSS BAND" que provavelmente voce não tem a mínima idéia do que se trata, afinal não é sua área e não tem a mínima obrigação de saber e por este mesmo motivo deveria dar valor a informação aqui colocada como um alerta para você assim como para outros desavisados e ignorantes desta matéria, assim como respeitamos muito sua atividade profissional e as obras para o desenvolvimento do nosso Brasil, gostaríamos que respeitasse o RADIOAMADORÍSMO como o serviço que prestamos a sociedade evitando até que falcatruas que prometem a solução com o nome de Telefones ILEGAIS vendendo para pessoas sem o conhecimento técnico e legal da matéria, evitando assim que além de perder seu "investimento" você e muitos outros não sejam até indiciados pela polícia em portar e utilizar equipamentos ILEGAIS que interferem em outros serviços como a polícia, corpo de bombeiros, comercial aviação e radioamadorismo.
Se ainda tiver alguma dúvida depois da explanação fique a vontade, se ainda assim insistir em comprar estes EQUIPAMENTOS ILEGAIS, você será mais um enganado e em breve sendo denunciado por isso.
Fábio Hoelz
Mantenedor do Site
Radioamador
PY1ZV

Está muito complicado, toda hora, mas toda hora entra em 144.520Mhz, esses telefones horríveis
alguém tem que tomar alguma providência.

Alguém sabe se as seguintes frequências interferem com algum serviço em uso:

268.00- 269.98MHz e 398.00- 399.98MHz

Pergunto isso porque tenho o mesmo problema do ANONIMO e recebi a oferta de um aparelho de longo alcance nestas faixas de frequencia.

Grato

Caro Apollo

Nas faixas de radioamador não, mais estas frequências que vc está relatando são as do satélite conhecido como BOLINHA, que recentemente esteve na midia como uma operação da Policia Federal em conjunto coma as forças armadas americanas estourando vários contraventores que usavam estes satélites que nada mais namda menos são de uso exclusivo das forças armadas americanas.

além de ilegal isso foi quyase um incidente internacional causado pela mania que o brasileiro tem de levar "vantagem" com a ilegalidade.

Espero ter ajudado em dirimir sua dúvida caro Apolo e estou a disposição para maiores informações.

Fábio Hoelz

Ok, grato pelos esclarecimentos. Prefiro ficar sem comunicação do que correr o risco de ter a PF na minha porta. Vou tentar com um desses Motorolas Talkabout, que são homologados e tem modelos que prometem até 52 Km em linha reta.

Atenciosamente,

Apollo.

. .

ATENÇÃO: O conteúdo dos blogs é de inteira responsabilidade de seus autores e pode não expressar a opinião e posição do Rio DX Group.

Pesquisar

Navegação

Tags para este blog

    Blog sem tags

    Quem está online

    No momento há 1 usuário e 123 visitantes online.

    Novos usuários do site

    • PU1PAX
    • PU1LMN
    • PU1YTB
    • pu1vkg
    • PY4ME

    Divulgar

    Conteúdo sindicalizado